🇵🇹DELÍCIAS DE PORTUGAL: Quem já experimentou Ginjinha Espinheira? Conheça!
Não é só em Óbidos que se bebe boa ginjinha. Em Lisboa, o adocicado licor de ginja também faz parte da história da cidade desde o século XIX.
A Ginja é uma fruta muito semelhante à cereja. Produzida apenas com produtos naturais, sem quaisquer conservantes artificiais. Este licor é uma mistura de doce e amargo, com um toque de canela.
É na opinião de moradores e de visitantes, uma das coisas mais tipicamente lisboetas da capital portuguesa.
Reza a história que por conselho de um frade da Igreja de Santo António, o tal Espinheira fez a experiência de deixar fermentar as ginjas dentro de aguardente, juntando-lhe depois açúcar, água e canela. Os relatos da época dizem que o êxito foi imediato, quer por ser uma bebida doce, quer por ser barata, dando início à tradição.
Quinta geração
A Ginjinha, a primeira casa a abrir portas com a bebida que criou, é hoje explorada pela quinta geração da família Espinheira e impulsionou a abertura de muitas outras no centro da cidade.
A escassos metros, na Rua das Portas de Santo Antão, a Ginjinha Sem Rival, com 150 anos, tem produção própria e até abastece outras casas de Lisboa, como a Tendinha do Rossio.
Comentários
Postar um comentário