🇵🇹DELÍCIAS DE PORTUGAL: Receita do Bolo Rainha, alternativa menos calórica ao Bolo Rei

Qualquer semelhança entre o Bolo Rainha e o Bolo Rei não é pura coincidência! :) Para quem gosta de tudo no Bolo Rei exceto as frutas cristalizadas, o Bolo Rainha é a solução. Os ingredientes são os mesmos mas sem as tais ditas frutas. 

O Bolo-Rainha aparece como uma alternativa mais saudável. Uma fatia de 120g de Bolo-Rainha tem cerca 310kcal, menos 100Kcal/fatia do que o Bolo-Rei. Sem frutas cristalizadas e torrões de açúcar, tem maior quantidade de frutos secos. 

Os frutos secos, apesar de muito calóricos, devido à quantidade de gordura que apresentam, são muito ricos em ácidos gordos essenciais (ómega-3 e ómega-6), fibras, vitaminas e minerais, tornando-se uma alternativa mais equilibrada.

Vamos para a receita: 

Ingredientes:

70 g de açúcar em pó
raspa de 1 laranja
raspa de 1 limão
130 mL de leite
70g de manteiga sem sal ou margarina
3 gemas + 1 gema para pincelar
10g de fermento de padeiro seco ou 40g de fermento fresco
25 mL de sumo de laranja
40 mL de vinho do Porto
420g de farinha T65 sem fermento
1 pitada de sal
100g de pinhões
100g de amêndoas palitadas sem pele
100g de noz picada grosseiramente
geleia para dar brilho

Preparação:

Leve o leite com a manteiga ao lume — desligue o lume quando a manteiga começar a derreter.

 Deixe arrefecer até ficar ligeiramente morno. (Se usar fermento fresco, dilua-o no leite morno – se o leite estiver quente «mata» o fermento e a massa não cresce.)

Na taça da batedeira com o acessório misturador (de pá), misture o açúcar em pó, o fermento seco e as raspas dos citrinos. Junte o leite e manteiga ainda mornos e deixe misturar uns segundos.

Sempre com a máquina a trabalhar, junte as gemas, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture por mais alguns segundos.
Logo a seguir, junte a farinha pouco a pouco e, finalmente, a pitada de sal.

Mude para o acessório amassador e amasse durante 3 minutos, a uma velocidade média ou média/baixa. Se a massa colar às paredes da taça, junte um pouco mais de farinha.

Tape a taça com película aderente e deixe a massa levedar para o dobro.Logo que isto aconteça, volte a amassá-la com o acessório amassador durante 1 minuto. 

Finalmente, junte os frutos secos cortados em pequenos pedaços. Reserve alguns inteiros para decoração.

Retire a massa da taça e coloque-a sobre uma bancada ligeiramente enfarinhada. Dê umas amassadelas à mão garantindo que os frutos secos estão todos agarrados à massa. Dê-lhe uma forma de rosca com uma boa abertura no meio — com a levedura e cozedura ela vai fechar bastante.

Coloque-a sobre um tapete de silicone ou papel vegetal untado, cubra com um pano leve e deixe que a massa dobre mais uma vez de volume (para acelerar o processo, pode aquecer um pouco o forno até aos 40º C e deixar a massa coberta com pano no seu interior até levedar para o dobro).

Depois de ter levedado, pincele com a gema de ovo, decore com alguns frutos secos inteiros e faça montinhos de açúcar a gosto.
Coza a 180º C durante 20 a 25 minutos.
Retire o bolo e ainda quente, regue-o com geleia de marmelo ou mel, para dar brilho. (No caso da geleia, para ficar líquida, pode derretê-la durante uns segundos no microondas).

Notas: Reserve alguns frutos para a decoração final. Não apresse a massa – tem de levedar muito bem.

Fonte da receita: ReceitasdePortugal.com

Para mais curiosidades e receitas de Portugal visite nosso blog exclusivo www.deliciasdeportugal.net

Comentários

Veja também

Mapeamos onde comer cada tipo de comida em Lisboa. Contatos, fotos e avaliações. Confira!

8 vantagens do passaporte português

🇵🇹DELÍCIAS DE PORTUGAL: Receita e história do Bolo Rei - tradição de Natal em Portugal